sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Porque Bocejamos

Confessa, você bocejou quando viu a foto ao lado, não é ? Pois é, não só você como a maioria das pessoas sente vontade de bocejar quando vê o próximo bocejando, ou simplesmente quando pensa em um bocejo.

Mas, porque é assim ? Você já parou para se perguntar porque isto ocorre ? Já se perguntou e não sabe a resposta ?

Cientistas norte-americanos estudaram os mecanismo do bocejo. A ação, que normalmente descreve o estado de sonolência, serve para aumentar a atenção. Através dele melhoramos a circulação sanguínea e diminuimos a temperatura cerebral, o que, de acordo com os investigadores, melhora a atenção.
Este mecanismo também se relaciona com o fato de o bocejo ser tão contagiante. Ao ser ‘transmitido’ para outra pessoa, melhora, em geral, o estado de vigília de todo o grupo.
Durante estudo, feito por Andrew e Gordon Gallup, da
Universidade de Albany em Nova Iorque, e divulgado pelo New Scientist , foi analisada a respiração e feita a contagem de bocejos de 44 alunos universitários, enquanto viam filmes que mostravam outras pessoas bocejando.
Foram detalhadas quatro formas diferentes de bocejar:
exclusivamente pela boca, exclusivamente pelo nariz, com o nariz tampado ou da maneira natural. Dos que respiravam naturalmente, verificou-se que metade bocejou ao ver os outros. No entanto, os que respiravam exclusivamente pelo nariz não bocejaram.
Quem estava a ver o filme com uma bolsa fria na testa também não bocejava. Já os que utilizavam uma bolsa quente ou de temperatura ambiente bocejavam normalmente.
De acordo com os cientistas, o cérebro trabalha melhor a menores temperaturas. A respiração feita pelo nariz é a mais eficaz para refrigerar o cérebro, uma vez que há vasos sanguíneos nasais que transportam sangue mais frio para o cérebro.

QUERO AR!
Teoria fisiológica aponta o bocejo como uma tática do organismo para ganhar mais oxigênio

1. Quando a oxigenação nos alvéolos pulmonares diminui, uma mensagem é enviada a uma região do cérebro chamada núcleo paraventricular, que fica no hipotálamo. De lá são liberados vários mensageiros químicos - os neutrotransmissores - que induzem ao bocejo e a reações simultâneas em todo o corpo
2. A boca se abre e a pessoa inspira uma grande quantidade de ar, que é enviado aos pulmões. Ao mesmo tempo, os músculos se alongam para melhorar a circulação e a taxa de batimentos cardíacos aumenta. Assim, a sensação de cansaço diminui e o corpo volta ao estado de alerta
3. O bocejo se caracteriza por ser um reflexo involuntário. É quase impossível interrompê-lo, mesmo que se queira - por isso a "contaminação" é tão grande. Estudos da Universidade Estadual de Nova York mostram que entre 40% e 60% das pessoas sentem-se contagiadas pelo bocejo.


O bocejo é um ato involuntário, porém é até gostoso. Relaxa, dá mais vida (ou mais sono). Portanto, aproveite para bocejar mais um pouco lendo isto.

2 comentários:

  1. Hehehe interessante a notícia, num sabia q era por isso naum..

    Continue postando coisas legais assim!! E boa sorte!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!! Mas afinal bocejar é falta de educação ?? Pq o bocejo sempre vem numa hora imprópria!! Né?

    ResponderExcluir